fbpx
 

Como se tornar uma consultora de imagem

como ser uma consultora de imagem fe luchesi

Como se tornar uma consultora de imagem

Muitas mulheres têm curiosidade de saber como se tornar uma Consultora de Imagem. Isso não é à toa, pois a carreira de Consultora de Imagem está super em alta nos últimos anos e vem crescendo muito a procura por CURSOS DE CONSULTORIA DE IMAGEM.

personal shopping fe luchesi

De acordo com uma pesquisa que eu realizei em fevereiro de 2020 com 55 consultoras do Brasil todo, 48% está no mercado há 2 anos, ou seja, está aquecidíssimo! 

A profissão não é tão recente assim, ela já tem mais de 30 anos no mundo. Conhecendo um pouco da história da AICI ( Associação Internacional de Consultores de Imagem) , a maior associação de Consultores de Imagem do mundo, você já pode entender que não é de hoje! 

MERCADO DE CONSULTORIA DE IMAGEM NO BRASIL

No Brasil é relativamente recente se considerarmos que a AICI Brasil   está por aqui há 10 anos. No entanto já existiam profissionais trabalhando seriamente no mercado brasileiro há mais de 20 anos como a Silvana Bianchini  e Ilana Berenholc.

Um Consultor de Imagem é um profissional que normalmente iniciou sua carreira em outra profissão e que no decorrer da sua vida, por não estar mais realizado com sua escolha de formação, decidiu mudar de carreira. De acordo com a pesquisa, apenas 5% não tinham outra profissão antes. Dessa forma a idade média na carreira está entre 30 e 39 anos (56%) e 26% de 40 a 51 anos. Fique muito tranquila de se achar louca por querer mudar de carreira agora, pois quase todas nós passamos por isso. Ter coragem de trocar de profissão não é fácil mesmo. Por isso o que posso fazer para lhe ajudar é lhe mostrar como se tornar uma Consultora de Imagem. Se quiser aproveitar e saber o que uma Consultora de Imagem faz, leia meu outro artigo. Isso vai lhe ajudar a acrescentar novas possibilidades do lindo universo da Consultoria de Imagem que talvez você nem conhecia.

Geograficamente de acordo com a pesquisa, 47% das Consultoras de Imagem estão na região sudeste, e 30% no Sul, seguidos de Nordeste e Centro-Oeste. 

Bom, até aqui você conseguiu ter uma ideia do cenário da Consultoria de Imagem no Brasil.  Então vamos ver como você pode iniciar sua carreira e se tornar uma Consultora de Imagem. 

FORMAÇÃO EM CONSULTORIA DE IMAGEM

Para você se tornar uma consultora de imagem você vai precisar ter uma formação acadêmica, ou seja, estudar em alguma escola ou com algum profissional. Existem centenas de cursos de Consultoria de Imagem no Brasil e no mundo. 

Infelizmente não há uma regulamentação na profissão então praticamente não existe nenhuma regra que diga quantas horas mínimas de formação você precisa ter para se chamar “consultora de imagem”. Até por isso que existem muitas Consultoras, pois a barreira de entrada na profissão é muito baixa. Com cursos de 5h muitas já se vendem como consultoras de imagem. Mas para você se tornar membro da AICI, você necessita de pelo menos 20h de formação. 

ESCOLAS BRASILEIRAS DE CONSULTORIA DE IMAGEM

Existem muitos cursos de Consultoria de Imagem no Brasil. Caso queira estudar em uma Instituição brasileira conhecida pela maioria das pessoas e clientes , você tem opção de fazer um curso de pós-graduação e cursos de extensão como:

ESCOLAS INTERNACIONAIS DE CONSULTORIA DE IIMAGEM

Caso queira fazer um curso de Consultoria de imagem para se formar em alguma instituição fora do Brasil, existe a FIT em NY, onde eu me formei, que oferece cursos presenciais e online . Tem também o Instituto Marangoni em Londres Milão, etc. 

PROFISSIONAIS BRASILEIROS 

No Brasil existem centenas de pessoas formando pessoas, então é aqui que você deve tomar mais cuidado e escolher um bom profissional para ser seu professor.  Aqui vão algumas dicas valiosas para você não gastar seu dinheiro à toa e ficar frustrada, como vejo muitos casos por aí.

  1.  Meu filtro sempre é se esse profissional é membro da AICI , isso já mostra que esse profissional está em linha com a categoria e sempre em busca de atualização e crescimento. 
  2. Entenda qual é a especialidade do profissional. Alguns são especialistas em plus size, masculino,  cores,  estilos, atendimento corporativo e varejo.  Por exemplo eu me especializei e me posicionei em ensinar Marketing Digital para as consultoras de imagem. Então depois que você se formar, me procure que posso lhe ajudar a colocar essa profissão em ação! 😉
  3. Como esse profissional se posiciona no mercado? Há quanto tempo trabalha com isso? Com quem ele se formou? Atua atendendo clientes hoje em dia? Quem são os alunos? Fale com alunos dele. Não existe problema nenhum em pedir referências.  
  4. Eu acabei fazendo um refresh após 5 anos de formação com uma colega minha , a Lici Tomkiw , fiz a formação dela Online, e gostei muito., por isso posso indicar. Além do que, ela continua dando um super apoio para as alunas mesmo após formadas. Gosto disso! Ela não te larga. Eu a conheci em NY quando fiz um estágio com a Rainha das Cores e uma das fundadoras da AICI, a Dominique Isbecque.  A Lici era sócia da Dominique lecionando o programa dela em Português. Ela entende muito, além de ser professora mesmo!
  5. Outra colega que gosto muito é a Rita Heroína, pois ela lhe ajuda muito com a prática, além da teoria.  Isso faz muita diferença. Ela te leva para fazer o personal shopping , conhecer lojas e tudo mais! A Rita tem muita experiência com clientes e vive com agenda cheia. Além disso se você quiser alugar o espaço dela para atender seus clientes ela também oferece! O escritório dela é demais!

PROFISSIONAIS GRINGOS 

Uma boa referência para escolher profissionais de Consultoria de Imagem sérios que formam Consultores é olhar na sessão de Instituições aprovadas pela AICI para dar CEU, ou seja, eles passaram  por um rigoroso processo de aprovação educacional para poderem dar “unidades educacionais “que são pontos necessários para manter as Certificações da AICI . Eu tenho a CIC ( Certified Image Consultant) e sou a quinta brasileira a obter. A Ilana e Silvana foram as primeiras, a Lici já é CIP, ela é a primeira professora brasileira a conseguir essa certificação. Confira aqui a lista dos Brasileiros que têm essa certificação.  

Após fazer sua formação, lhe indico procurar o que a Dominique e o que a Carol Davidson oferecem. Elas me ajudaram muito no início da minha carreira. O problema seria que você precisa falar um pouco de inglês, mas elas estão super acostumadas com brasileiros !


Para você iniciar a sua formação, o curso de Consultoria de Imagem deveria conter o básico que seria:

  1. História e  ABC da Consultoria de Imagem
  2. Entender os elementos de design e suas aplicações 
  3. Biotipos e como vesti-los 
  4. Formato de rostos
  5. Fundamentos de cor e Análise de Coloração Pessoal 
  6. Como fazer uma análise de armário
  7. Entendimento básico de tecidos 
  8. Personal Shopping 

Esses estudos têm o foco na aparência que é o pilar A da Consultoria de Imagem, porém existem mais 2 pilares como expliquei no meu artigo sobre o que uma Consultora faz. 

DICAS DE OURO

Essas dicas são muito importantes para você entender o processo e começar a atuar como Consultora de Imagem. 

  1. Pesquise bastante e faça sua formação com calma e comprometimento.
  2. Faça uma análise da sua concorrência para precificar seus serviços. 
  1. Corra para começar a atuar com seus conhecidos mais próximos, com o círculo familiar ou com a BFF. Você sempre vai achar que precisa de mais cursos antes de atender clientes, mas se já começar a colocar em prática essa sua formação já vai acelerar seu processo de autoconfiança e observar de forma clara onde estão seus gaps, que precisaria de melhoria. Sabendo disso você poderia escolher uma segunda especialização nessa área específica. 
  2. Não fique se escondendo atrás de curso após curso com medo de ir para ação. Nesse começo é para você se jogar mesmo. Tentar e errar. Lembre-se que mesmo você tendo acabado de se formar, você sabe muuuuuito mais que seu “cliente”. Isso já é o suficiente para você fazer a diferença na vida dele. Outro ponto também, é que seus primeiros clientes são pessoas queridas que querem o seu bem e sucesso! Aproveite isso!
  3. Aqui vai minha dica de Marketing para você já aprender a se vender!! Trabalhe de graça no início, mas nunca sem ganhar nada. Entenda que por mais que você não cobre dinheiro pelo seu serviço, você está entregando um grande benefício para essa pessoa! Quem não quer receber uma Consultoria de Imagem? Ainda mais da amiga! Então deixe claro que você “irá abrir uma oportunidade para as pessoas queridas da sua vida, para provarem os benefícios da Consultoria de Imagem e participarem da atualização do seu material de trabalho. “Então, você vai tirar muitas fotos de vários ângulos, fazer vídeos, pegar depoimentos em vídeo e coletar muito material legal para você já ir postando em suas redes e site!  Ou seja,  seu negócio já vai começar, e ainda vai lhe gerar mais autoridade e muito gatilho de prova social! 
  4. Trate seu familiar ou BFF como cliente. Então envie uma proposta , para ele ver o valor do seu serviço e a grande oportunidade que ele está tendo em fazer gratuitamente dessa vez!  Já comece a se valorizar desde o início. 
  5. Use esses cases para fechar futuros clientes. Lembre que você já teve clientes! 
  6. Não ofereça desconto sem que seja solicitado! Não desvalorize seu negócio logo de cara! Ofereça benefícios como por exemplo, uma aula ou e-book de tendência, ou 30 minutos de Bônus para lhe consultar quando tiver uma necessidade como uma festa importante! 
  7. Perceba já nesses primeiros atendimentos, qual parte do processo mais lhe encanta, que tipo de cliente mais lhe encanta. Isso servirá de base para você começar a se posicionar no mercado. 

Se quiser receber meu roteiro Prático de Marketing clique aqui 


Eu lhe desejo toda sorte do mundo! Essa Carreira é linda, mas vai depender muito do seu comprometimento e ação. O mundo do empreendedorismo autônomo pode ser assustador para muitos que estavam acostumados com salários certinhos em data marcada,  no entanto é um mundo lindo e mágico que vai aflorar muitas versões de você mesma! Será uma montanha russa maravilhosa como diz a Ilana! 

Se quiser dar uma olhada no meu Insta para ver o que faço no dia a dia e clique aqui.

Se quiser mais dicas de Marketing digital exclusivo para Consultoras de Imagem entre no meu grupo do telegram!

Beijos e sucesso! 

Fê Luchesi 

Insta @feluchesi

.



shares